Enem 2016 – Expectativas, provas e inscrições

Enem 2016 – Expectativas, provas e inscrições para quem está interessado em saber mais informações sobre esse tema que está dando o que falar. O Exame Nacional do Ensino Médio sempre causa comentários por parte de estudantes e professores às vésperas. Com as inscrições finalizadas em junho de 2015, a edição de 2016 está começa a ser aguardada com grandes expectativas de quem não pode se inscrever nessa edição do exame.

Enem 2016 - Expectativas, provas e inscrições (Foto: Divulgação)

Enem 2016 – Expectativas, provas e inscrições (Foto: Divulgação)

Enem 2016 – Expectativas, provas e inscrições: saiba mais informações

Para 2016 as expectativas são altas de quem quer estar entre os aprovados do exame. Para começar, é necessário prestar atenção nos temas comentados na mídia, pois sempre a redação tem como escolha um assunto bem recorrente, que gere debate e que seja considerado um bom tema de dissertação.

Temas de atualidades: como estudar?

O concelho que os especialistas em Enem são para os estudantes que querem ir bem no exame é: leia muito jornais e notícias na internet em sites confiáveis. Sempre acesse sites que falam de atualidades, assuntos ligados a economia e muito mais. Somente quem está bem informado tem repertório para fazer uma boa argumentação em sua dissertação.

A dissertação precisa ter um paragrafo de explicação para o leitor do assunto que será abordado, uma introdução. Depois, desenvolva a sua ideia central do texto nos próximos dois parágrafos e finalize com uma reflexão para o leitor, deixando clara a uma opinião e argumentos que te fazem pensar dessa maneira, mas sempre propondo uma solução aos problemas apresentados.

Faça o Enem em 2015 (Foto: Divulgação)

Faça o Enem em 2015 (Foto: Divulgação)

O que deve cair na prova do Enem 2016

Assim como aconteceu nas edições anteriores do Enem, a prova do Exame é recheada de questões que abordam as ciências exatas, da natureza e da língua portuguesa. A leitura de livros vai te ajudar a renovar o vocabulário e a treinar a interpretação de texto. Para a área de extas o jeito é pegar livros e tentar refazer provas anteriores que podem te auxiliar nesse segmento. O mesmo vale para as questões de biológicas.

Inscrições para o Enem 2016

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio sempre recebe as suas inscrições por meio seu canal oficial, que é o http://enem.inep.gov.br, onde as pessoas conseguem consultar também os locais de provas e o cronograma oficial. Para 2016 as inscrições estão previstas para o mês de maio ou junho, porém, essa data pode sofrer algumas alterações.

A dica é ficar de olho a partir de abril no site do Enem para saber se o cronograma oficial foi liberado e quando cada passo para a prova do Enem acontecerá. As datas, geralmente, sempre são as mesmas, por isso, os meses de maio e junho são os preferidos para as inscrições erem feitas, já que a aplicação do teste acontece no final do ano, entre outubro e novembro.

No começo do ano seguinte a aplicação da prova os estudantes já terão acesso as notas e poderão fazer a inscrição em programas de ingresso ao ensino superior, como por exemplo o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Veja como o Enem em 2015 pode te ajudar para 2016 (Foto: Divulgação)

Veja como o Enem em 2015 pode te ajudar para 2016 (Foto: Divulgação)

Enquanto o cronograma oficial do Enem 2016 não é liberado o jeito é começar a estudar. Veja os horários que você possui para isso e destine, ao menos, 2 horas por dia para o estudo. Tente refazer provas anteriores e planeje bem a sua redação, treinando sempre que puder, abordando temas que já foram propostos pelo Enem para treinar a escrita e sem se esquecer de ler todos os dias as notícias que saem sobre o que está acontecendo de importante no Brasil e no mundo.

Enem 2016 dicas de estudo

Monte grupos de estudos que possa compartilhar o seu conhecimento e suas dúvidas com pessoas que estão passando pelo mesmo momento de estudo que você. É importante esses debates para que você acabe tendo uma visão mais ampla de questões que podem ser aplicadas no Enem 2016. Se estiver estudando ainda, converse com um professor que possa ajudar a tirar dúvidas das disciplinas que está estudando para a nova edição do Enem.

Assim você consegue ter em mãos um olhar de alguém mais experiente, que pode ter as respostas para os seus questionamentos. Estudar é necessário independente do curso escolhido, pois a cada ano que passa a concorrência aumenta, já que o número de inscritos no Enem só tende a aumentar.

 

 

Recomendados para você: