Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016

O segundo semestre já está a caminho e milhares de estudantes estão em busca de um financiamento para poder dar continuidade aos seus estudos. Uma das formas de conseguir é através do FIES (Financiamento Estudantil). Para ficar por dentro de como funciona confira a nossa matéria abaixo.

Inscrições do FIES 2º Semestre

As inscrições do FIES segundo semestre já está abertas, para efetuar sua inscrição o candidato deverá acessar o site oficial até o dia 29 de julho do corrente ano.  Segundo o Ministério da Educação para esse semestre estarão disponíveis 75 mil vagas de estudos.

Serão milhares de alunos beneficiados com o FIES, porém, antes de efetuar a sua inscrição, os mesmos deverão fazer a sua pré-inscrição no site oficial onde deverão preencher o curso desejado a instituição de Ensino e o município, bem como também o curso que deseja fazer. O sistema irá disponibilizar as informações que o candidato necessita para sua inscrição.

FIES Inscrições vem diminuindo

Desde o ano de 2015 o número de vagas do FIES vem diminuindo, só para ter uma ideia no ano de 2014 foram inscritos 732 mil candidatos que obtiveram o financiamento e no ano de 2015 o número de inscritos foi de 278 mil, por conta do número de vagas que caiu muito.

Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016

Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016. Imagem:divulgação

No primeiro semestre de 2016 o número de vagas foi menor ainda caiu para 147 mil. A promessa é que para o segundo semestre novidades sejam apresentadas para que o número de inscritos seja maior e o programa não se torne ocioso.

Fies como será feita a seleção

Nesse semestre o sistema adotado para a seleção dos candidatos será parecido com a do PROUNI, inclusive os candidatos poderão modificar a opção de curso todas as vezes que desejarem, conforme for sendo divulgada a nota de corte de cada curso após o segundo dia das inscrições.

Se o candidato cancelar a vaga no FIES a mesma será disponibilizada para outros candidatos interessados. O que também vai mudar será a a renda per capta familiar que sofrerá um aumento, que passará de 2,5 salários mínimos para 3 salários mínimos.

 FIES cursos que terão prioridade

O MEC (Ministério da Educação) também reduziu a quantidade de contratos que seriam feitos por alunos que desejassem as áreas de engenharia, saúde e licenciatura. O percentual de vagas anteriormente era de 70% para os financiamentos e agora passará para 60% dos financiamentos. Mesmo assim ainda ocorrerá uma nova divisão, como:

  • Cursos na área da saúde que serão prioritários deverão passar de 45% para 50%;
  • Cursos na área de engenharia que são prioritários também passam de 35% para 40%;
  • Cursos na área de licenciatura, pedagogia e normal superior diminuíram, passam de 20% para apenas 10%.
Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016

Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016. Imagem:divulgação

Também será disponibilizada vagas para alunos remanescentes para alunos inscritos e para aqueles que não foram aprovados. Para esses haverá um prazo específico.

Fies 2016 Segundo Semestre

  • Data das inscrições: de 24 a 29 de julho de 2016
  • O resultado da seleção deverá ser divulgado dia 30 de julho
  • As inscrições para o sistema de uma única chamada deverão ser realizadas no dia 1º de julho.
  • A lista de espera deverá ficar disponível entre os dias 4 de julho até o dia 10 de agosto.

Aditamento do Fies

Para participar do aditamento fies é preciso que o candidato interessado faça sua inscrição no SisFies. Quando o aditamento é simplificado o próprio aluno faz a atualização dos seus dados e o valor que deverá ser pago no semestre. Já no aditamento não simplificado o sistema emiti o documento que deve ser encaminhado ao banco para que o aditamento seja realizado sem problemas.

Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016

Financiamento Estudantil Segundo Semestre 2016. Imagem:divulgação

O aluno deverá retirar o DRM e se dirigir até o agente financeiro juntamente com o seu representante legal, se for o caso deverá comparecer com o fiador, para formalizar todas as atualizações no prazo de 10 dias.

Para maiores esclarecimentos basta acessar o site do Fies disponibilizado acima.

Recomendados para você: