Microcrédito Pessoa Física

Microcrédito Pessoa Física

Conseguir cartas de crédito que permitam a melhoria e crescimento de seu negócio, quando se é um micro-empreendedor, ou um profissional liberal, é um dos maiores desafios a ser enfrentado rumo ao sucesso e desenvolvimento de seu produto e marca.

De maneira geral, o microcrédito é uma forma de financiamento fornecido a microempreendedores formais ou informais, para que eles possam investir em seus negócios.

Esta forma de crédito é oferecida especialmente a estes profissionais com maiores facilidades e apenas por algumas instituições financeiras a fim de suprir suas necessidades e a dificuldade encontrada no sistema tradicional de empréstimos, por não possuírem formas de comprovar sua renda.

microcrédito-1

Imagem: Divulgação

Para quem se destina o Microcrédito

Pessoas físicas que planejas abrir seus próprios empreendimentos, ou até mesmo pessoas jurídicas registradas pelo sistema Simples nacional, possuindo um CNPJ na catecoria de MEI podem solicitar valores baixos, que chegam a até 5 mil reais, dependendo da instituição, sendo o prazo para pagamento de até 48 meses da data da contratação do serviço.

Esta modalidade é fornecida por cooperativas de crédito, sociedades de crédito ao Microempreendedor e bancos, em especial aqueles que se enquadram na categoria de Sociedade de Economia Mista, ou seja, os Bancos Federais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

microcrédito

Imagem: Divulgação

Funcionamento e Taxas de Juros

O funcionamento deste serviço financeiro pode variar de acordo com a instituição a qual se recorre, mas as garantias exigidas para a liberação do crédito costumam ser as mesmas, como Avalista ou um Grupo Solidário, que consiste de um grupo de três ou mais pessoas que, devido a seus negócios e necessidades de credito, assumem a responsabilidade dos empréstimos uns dos outros, se tornando solidariamente responsáveis pela dívida.

A principal característica desta linha de crédito está nos juros baixos, que devem ser inferiores ao empréstimo pessoal. Suas taxas podem variar de banco para banco, mas não costumam ultrapassar a faixa de 8% anual, diferente do empréstimo pessoal que pode atingir quase 100% ao ano.

A Caixa Econômica Federal oferece duas opções de microcrédito com prazo médio entre 12 a 24 meses. Estas opções são o Crescer e o Microcrédito orientado.

Ambos possuem juros praticados bem abaixo do mercado bancário, variando entre 1% e 3%.

Para ter direito ao microcrédito da Caixa é necessário não possuir pendências em seu nome, ou no nome da empresa, no caso de microempreendedores com CNPJ de MEI e a apresentação de uma prospecção de lucros, uma vez que o crédito é calculado diante de uma estimativa de poder de endividamento do empreendedor.

A caixa também dá maior atenção aos solicitantes que sejam beneficiários do programa Bolsa Família, uma vez que a intenção do programa é ajudar pessoas a saírem da linha da pobreza extrema.

 

Recomendados para você: