O que é Fies ?

O que é Fies ?

Todos os brasileiros já conhecem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que consistem em um tipo de financiamento exclusivamente voltado ao pagamento de  mensalidades para pagamento de uma faculdade particular. O Fies foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o intuito de financiar, no mínimo, metade do valor do curso enquanto o aluno está matriculado. A outra parte será paga pelo aluno após a sua formatura.

Regras Fies

Só poderão fazer parte deste programa e colher todos os benefícios do financiamento, os jovens que atenderem aos critérios do Fies, tendo algumas condições, tais quais: possuir renda familiar mensal menor do que 20 salários mínimos; fazer um curso presencial em uma faculdade particular que tenha parceira com o Fies;  ter feito o Enem do ano em quem entrou na faculdade ou do ano anterior e garantir um fiador quando solicitar o financiamento.

FIES. (Imagem:divulgação)

FIES. (Imagem:divulgação)

Antes de tudo, o interessado deve confirmar se a faculdade que entrou ou deseja prestar é parceira do Fies e se o curso também pode fazer parte do financiamento estudantil. Todos que estiverem dentro dessas normas podem fazer a inscrição online no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Fies renovação

O aluno que tem Fies precisa entrar no sistema do Fies para solicitar a renovação do benefício em todo o término do semestre. Esse processo é denominado de aditamento do Fies.  É nesse aditamento que o indivíduo realiza também uma atualização Aproveite esse momento para atualizar qualquer de suas informações cadastrais, caso algo precise ser alterado.

FIES. (Imagem:divulgação)

FIES. (Imagem:divulgação)

Como funciona Fies

O pagamento do Fies segue algumas regras básicas que cada estudante precisa ficar atento, é realizado em três etapas, como os passos abaixo:

  1. Fase de utilização: Durante o tempo de curso, o aluno fica com a responsabilidade de efetuar o pagamento de R$ 50, a cada três meses, referente aos juros do financiamento. Esse valor pode ser alterado, a depender de quanto o aluno conseguiu financiar.
  2. Fase de carência: É um processo que tem início assim que o aluno termina a faculdade. A partir da formatura, ele tem mais 18 meses para pagar apenas R$ 50 a cada três meses.
  3. Fase de amortização: Passados os 18 meses da fase anterior, completos assim que o aluno se forma, ele quita o restante do financiamento em um prazo que depende da duração do seu curso. O tempo será o triplo do tempo do curso, acrescentando um ano.

Fique atento e aproveite a chance de fazer sua faculdade sem ficar apertado no fim do mês.

Recomendados para você: