Prouni – Crédito Estudantil. Saiba como Conseguir

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um dos meios de conseguir ingressar na universidade sem pagar nada. O programa usa como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os melhores resultados no Enem têm mais chances de conseguir ingresar na faculdade através do Prouni.

Crédito Estudantil: bolsa de 50% do Prouni

Quem não consegue uma bolsa integral no Programa Universidade Para Todos por causa da renda que possui, pode ter mais chances de conseguir uma bolsa parcial, de 50% do valor da faculdade pago. Nesse caso, o estudante tem o residual e com isso, terá sim um custo para o seu dia a dia na universidade.

De acordo com o site oficial do Prouni, do Ministério da Educação, “o bolsista parcial de 50% poderá utilizar o FIES – Fundo de Financiamento Estudantil para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento”.

prouni

Prouni – Crédito Estudantil

Mas, antes de solicitar o financiamento do valor residual da faculdade ao Fies é necessário conferir se a instituição está na lista de beneficiadas do Fies.

A faculdade precisa ter firmado Termo de Adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo – FGEDUC. Para saber mais sobre o Fies, consulte o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/ ou ligue 0800.616161.

Vagas Remanescentes do Prouni

Os estudantes interessados em ter acesso ao Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem prestar atenção nas vagas remanescentes. O processo de seleção para terminar de preencher as vagas abertas do Prouni está em andamento e recebe inscrições até o dia 26 de agosto.

Inscrições Prouni 2016

As inscrições on-line  das vagas remanescentes do Prouni 2016 estão acontecendo somente online e a pessoa que for selecionada deve fazer a confirmação de dados e entrega de documentação pessoalmente na instituição que for selecionado.

Inscrição Prouni para alunos já matriculados em uma insituição de ensino superior

As pessoas que estão matriculadas em uma instituição de ensino superior e que não tem a Bolsa de Estudos do Prouni e quer tê-la, saiba que o prazo para fazer essa solicitação acaba no dia 14 de novembro.

Quem pode se inscrever para as vagas remanescentes do Prouni 2016

Pode fazer a inscrição para as vagas remanescentes do Prouni o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e obtido uma pontuação mínima de 450 pontos. Além disso, não pode ter tirado zero na redação.

prouni

Prouni. Imagem:Divulgação

Como Funciona o Programa Universidade Para Todos?

O Programa Universidade Para Todos tem como objetivos estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública ou, com bolsa integral, na rede particular e pessoas com deficiência, o ProUni oferece bolsas de 100% para candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa.

A bolsa parcial é destinada àqueles com renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa. Também podem participar do processo seletivo os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Confira mais informações na página do ProUni na internet.

 

Recomendados para você: