Simulador de Crédito Universitário Caixa

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC – Ministério da Educação que financia cursos de graduação para estudantes em instituições particulares de ensino que não dispõem de condições financeiras para arcar com todos os custos de pagamento de uma faculdade. Esse fundo de financiamento permite que mais jovens e interessados possam vislumbrar uma profissão e atuar no mercado de trabalho.

Como forma de incentivo a formação em curso de nível superior, o FIES oferece taxas de juros menores que os bancos, de 6,5​​​% ao ano, e tempo para que, após concluir o curso, o graduado possa encontrar uma oportunidade de atuar em sua profissão e contar com rendimentos financeiros para pagar as parcelas do financiamento.

Simulador de Crédito Universitário Caixa

Simulador de Crédito Universitário Caixa

Os estudantes que podem solicitar o financiamento são aqueles que estudam em cursos presenciais de graduação, em instituições privadas de ensino participantes do programa e com avaliação positiva no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Também, se faz necessário que o estudante obedeça alguns requisitos, dentre eles, não ter concluído nenhum curso superior anteriormente, ter uma renda média familiar por pessoa de até dois salários mínimos e meio, ter participado de alguma das provas do ENEM de 2010 até o momento da solicitação de financiamento e não ter obtido nota inferior a 450 pontos na média das provas nem nota zero na redação.

Simulador de Crédito Universitário como Funciona?

O simulador de crédito universitário da Caixa tem como objetivo ilustrar como seria o financiamento estudantil do FIES e procura fornecer informações aproximadas, ao estudante interessado, sobre a dívida futura que ele terá e também o somatório de recursos que ele terá de desembolsar mensalmente para quitar o financiamento.

Todas as informações postadas no simulador são decisivas para o resultado da simulação. Exemplos de resultados da simulação são as datas das prestações, valores das prestações, valores semestrais, valor total do financiamento e taxa de juros aplicados.

Simulador de Crédito Universitário Caixa

Para a realização da simulação de financiamento o estudante interessado deverá preencher um formulário com algumas informações, como por exemplo, no campo Valor da Mensalidade o aluno deverá informar o valor da mensalidade informado pela instituição de ensino em que estuda já com os descontos oferecidos, caso haja. No campo do valor da taxa de juros deverá ser informado o valor levando em consideração as diferentes taxas conforme os critérios e a regulamentação, isto é:

  • Para os contratos assinados até, e incluindo, 2005, o valor da taxa de juros é de 9% ao ano;
  • Para os contratos assinados a partir do segundo semestre de 2006 até o segundo semestre de 2009 o valor da taxa de juros é 3,5% ao ano, caso o curso seja de licenciatura ou de pedagogia, esteja dentre os cursos constantes no Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, ou ainda seja curso normal superior, ou, 6,5% ao ano caso o curso não esteja em nenhuma dos critérios anteriores;
  • Para contratos assinados do primeiro semestre de 2010 até o primeiro semestre de 2015 a taxa de juros é de 3,4% em todos os contratos;
  • Para contratos assinados do segundo semestre de 2015, e em diante, a taxa de juros é de 6,5% em todos os contratos.

Simulador de Crédito Universitário Caixa Critérios

Os contratos do FIES que forem assinados a partir do primeiro semestre 2010 passarão a ter um prazo de carência para pagamento das parcelas do financiamento de 18 meses a contar do término do prazo de utilização no pagamento das mensalidades na instituição de ensino. Haverá, também, um prazo de amortização de até três vezes o prazo da utilização do financiamento, sendo todas essas condições protegidas pela lei 12.202/2010, publicada no DOU de 14/01/2010.

Simulador de Crédito Universitário Caixa Critérios

Simulador de Crédito Universitário Caixa Critérios

Simulador de Crédito Universitário Caixa Taxas

As taxas de juros praticadas pela Caixa, em contrato de financiamento estudantil, variam de acordo com o período em que o contrato foi realizado.

Desde o segundo semestre de 2015, a taxa de juros oferecida é de 6,5% ao ano, porém alguns cursos estão em critérios que reduzem esse percentual, como é o caso de cursos de licenciatura. Essa redução nas tarifas de juros pretende fazer com que mais estudantes se interessem por essas áreas de atuação profissional.

Recomendados para você: